Para que serve Mindfulness?

O treino de Mindfulness convida-nos a trazer consciência à nossa experiência, no lugar e momento onde nos encontramos, sem julgamento. Esta qualidade de consciência permite ampliar cada vez mais a nossa liberdade face a hábitos e a padrões de condicionamento e de reatividade face ao outro ou a nós próprios. Treinar esta qualidade de atenção e presença é um meio de cultivar o autoconhecimento.

Aspetos importantes cultivados com Mindfulness: aprender a focar a atenção no momento presente, em particular no corpo; aprender a estabelecer uma relação de qualidade (com sabedoria e compaixão) com a nossa experiência e connosco mesmos.

É então importante cultivar Mindfulness nas nossas vidas? Sim, porque uma mente distraída é uma mente insatisfeita (e que prolifera a ansiedade) e só podemos cuidar daquilo que tomamos consciência. É  importante desenvolver a habilidade de estar no momento presente, ter a atenção focada no presente, no momento, no agora. Quando praticamos Mindfulness, reduzimos o stress, melhoramos a nossa performance, ganhamos clareza nas ideias e aumentamos a consciência através da observação.

“Se quer dominar a ansiedade da vida, viva o momento, viva a respiração” (Amit Ray)

Partilhar

Últimos Artigos
Aceitação
O professor inclusivo
Deficiência Intelectual e transição pós-escolar