Projeto “Mentes Mais Tranquilas”

O Plano 21/23 Escola+ (um Plano Integrado para a Recuperação das Aprendizagens) reforça que a educação socioemocional tem vindo a assumir uma importância crescente e comprovada em contexto escolar. O projeto, “Mentes Mais Tranquilas”, surge já no âmbito dessa linha de pensamento. O Mindfulness pretende implementar atividades lúdicas de Atenção Plena e Bem-Estar, visando o bem-estar social e emocional; favorecendo a aquisição de competências como o autoconhecimento, a comunicação e a autorregulação emocional; contribuindo para o crescimento emocional equilibrado e o bem-estar geral dos participantes.

Objetivos Gerais

·     Práticas Mindfulness.

Objetivos Específicos

·     Ensinar noções básicas de Mindfulness de uma forma divertida, lúdica e fácil.

·     Brincar com atenção.

·     Promover práticas de Mindfulness para o bem-estar emocional e a atenção plena.

·     Contribuir para a melhoraria da concentração/foco, da calma, da quietude.

·     Desenvolver um maior conhecimento e familiaridade com a sua experiência interna (sensações, emoções e pensamentos).

·     Promover a saúde e bem-estar dos mais jovens, visando o aumento de comportamentos pró-sociais positivos, a redução de problemas de comportamento e a melhoria dos resultados académicos.

·     Pôr em prática técnicas de relaxamento com vista a contribuir para o bem-estar e a saúde em geral em ambiente escolar.

Dinamizador/Responsável: Professora de Educação Especial, Raquel Oliveira Fernandes, com formação profissional em Meditação e Mindfulness para Crianças e Jovens.

Público-Alvo: do 1.ºciclo do ensino básico ao ensino secundário

Horário: A Definir

Local: Avenida Emídio Navarro 88, 2.°E

Partilhar

Últimos Artigos
Aceitação
O professor inclusivo
Deficiência Intelectual e transição pós-escolar